2008-06-03

Como diria o Bezerra: "Muito Justo"

Entre 2003 e 2007, foi desmatada na Amazõnia uma área equivalente ao estado de Pernambuco. Só em abril de 2008, foi-se uma área equivalente ao município do Rio de Janeiro. Outro dia ouvi que 78% do desmatamento da Amazõnia havia sido realizado para a criação de pastos para gado bovino. É claro que as madeireias estão envolvidas no processo, pois, antes da queimada, são retiradas as madeiras nobres. Já ouvi especialistas afirmarem que o ciclo inclui, após o gado, a entrada da soja.

O novo ministro do meio-ambiente, Carlos Minc, anunciou recentemente que vão começar a apreender o que chamou de "gado pirata". Se não estiver regularizado fundiária e ambientalmente, será apreendido. Não só isso, os frigoríficos que comprarem gado ilegal também sofrerão.

E o desmatamento não é o único motivo. Para produzir uma tonelada de carne bovina, são gastos mais de 15 mil metros cúbicos de água. Além disso, cada quilo de carne necessita de sete quilos de ração para ser gerada. Ao contrário dos 2,6Kg do frango.

No comments: