Como todos sabem, a petrobrás encontrou um campo de petróleo gigantesco quilômetros abaixo no fundo do mar que vai aumentar em até 60% as reservas de petróleo do Brasil e fazer com que o país passe a exportar o produto. Tive, agora, a grande decepção de ver mais uma provocação de Chávez aos lideres do mundo. Segundo matéria do Globo de hoje, Chávez se "referiu de maneira jocosa" à descoberta, e ironizou, dizendo que o Brasil agora poderia entrar na OPEC. Queria abrir um debate com isso. O que diabos o Chávez ganha com essas provocações? O que ele quer? Vejam só o que ele já disse na televisão, chamando Bush de "pajarito", "mr. Danger" "ignorante", "donkey" e etc. I just don't get it.
2007-11-09
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
3 comments:
Cara, isso faz parte do marketing dele. Criticar em tom de desafio o homem mais poderoso do mundo aumenta o ibope dele com alguns setores. É parte daquela história de ser bolivariano, anti-capitalista, coisa e tal. Só que dizer que o Bush deixa cheiro de enxofre no ar, como ele já disse, não é uma critica muito embasada ou que leve a algum lugar.
Agora sobre o que ele disse do Brasil, não acho que foi em tom jocoso, acho que foi mais pra uma brincadeira mesmo.
O mais seriamente criticável no Chávez, na minha opinião, é seu carater militar e as restrições democráticas que ele continua fazendo na Venezuela.
O que eu não entendo são exatamente essas críticas que não levam ele a luuugar nenhum. Eu imaginaria que fazer críticas é algo que funciona quando traz o tal "poder simbólico", que claramente o Al Gore ganha ao sutilmente ao criticar a administração Bush por não fazer "nada" em relação ao aquecimento global. Tudo o que o Chavez me parece fazer é xingar. Se há alguém que lê esse blog e compreenda essa atitude de Chávez, eu estou tentando entender.
O Chávez está aumentando o seu exército e o poderio econômico de uma economia baseada em grandeparte no petróleo com o preço do petrrrróleo do jeito em que está, crescendo a níveis chineses, tendo ótimas estatísticas socias e forjando uma "ditadura democrática". Não sei se a sua intenção é modificar a balança de poder da américa do sul, mas ele pelo menos está recebendo muita atenção. Enfim, eu não entendo o Chávez.
O Chavez faz o jogo que a massa ignara Venezuelana quer ouvir. Suas críticas aos EUA têm até sentido, mas não no tom que ele faz. Afinal, se ele quer tanto o mal do Bush e dos EUA, por que vende tanto petróleo para eles. E por que os EUA compram tanto da Venezuela. Um precisa muito comprar, e o outro de vender. E assim todas as diferenças ideológicas são esquecidas.
Seu projeto de poder é o de todos os ditadores: deixar o povo desinformado, achando que tudo está uma maravilha, enquanto ele e seus apadrinhados enchem as burras de dinheiro. Mais de 70% do povo Venezuelano é muito pobre. O que tem sido feito por eles? Talvez um "bolsa família" bolivariano, pra deixar o povo mais na mão dele.
O Lula, através do Sarney, já disse o que o Brasil pensa sobre ele.
Post a Comment